Cacho Natural

 
Uma das maiores queixas de quem tem cabelo crespo ou cacheado é a dificuldade de: como acelerar o crescimento do cabelo. Seja por ter sido já desestruturado por uma química anterior, pelos maus cuidados ou pelo fator encolhimento. Mas ai vão algumas dicas para obter esse crescimento;

ALIMENTAÇÃO

Um dos fatores mais importantes é a alimentação. Uma alimentação saudável é boa para todo o corpo, inclusive para o cabelo, auxiliando muito no crescimento do cabelo! Portanto, procure, uma alimentação rica em proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B e minerais como ferro, zinco e selênio. Esses componentes ajudam no crescimento do cabelo. Gostou? Tenho certeza que sim! Para te ajudar nessa missão importantíssima vou listar a baixo alguns alimentos que ajudam no crescimento capilar e já coloque eles na sua próxima lista de compras hein. 🙂
Alimentos ricos em proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B e minerais como ferro, zinco e selênio.
Carne bovina, Carne de porco, Frango, Peixes, crustáceos, gema do ovo, Feijão, Leguminosas, Nozes, Espinafre, Brócolis, couve, sementes de abóbora e girassol, chocolate Amargo, soja, dentre outros.
Não podemos esquecer de algumas dicas muito importantes, vamos lá:
  • Lavar o cabelo apenas com agua morna ou de preferência fria;
  • Cortar as pontinhas é um grande aliado;
  • Usar produtos que fortaleçam os fios ( Ops, nisso também podemos te ajudar, temos uma linha especializada exclusiva para cabelo cacheado)
  • Evite deixar os cabelos secarem presos;
  • Oleosidade é um grande vilão dos cabelos, evite elas;
  • Não use creme no couro, além de entupir os poros podem trazer caspas.
  • Um fator que não podemos deixar de mencionar é o couro cabeludo, vamos entender do assunto?
  • Primeiramente, precisamos conversar um pouco sobre a fisionomia do couro cabeludo (mesmo que tenhamos que falar sobre termos mais técnicos). Veja: podemos definir o couro cabeludo como o conjunto de tecidos moles que cobrem o crânio — em outras palavras, bem mais gerais, ele é a pele que cobre o crânio e que tem cabelo!
    Esse revestimento é dividido em cinco camadas. No entanto, as três primeiras chamamos de couro cabeludo (justamente por elas estarem muito unidas). Entenda quais são elas:
    1 – Couro cabeludo com três camadas:
    – 
    Pele (Epiderme e derme)
    Tecido conjuntivo denso (composto por adiposo e traves fibrosas densas) e;
    Gálea aponeurótica;
    2 – Tecido conjuntivo frouxo.
    3 – Periósteo ou pericrânio.
    O couro cabeludo tem funções fundamentais no nosso corpo. Ele serve de barreira física, isolante térmico e também como proteção imunológica.
    Vale ressaltar que no couro cabeludo existe uma estrutura muito vascularizada, composta por uma ramificação de diversos vasos sanguíneos. Eles são responsáveis pelos sangramentos na cabeça (nesse caso, quando há ferimentos nessa região, as feridas precisam ser imediatamente saturadas para evitar a formação de hematomas).

    O que é renovação celular?

    Quando falamos em couro cabeludo, não há como não citarmos a importância da renovação celular.
    A cada 14 dias acontece a renovação celular, contudo, quando há algum tipo de ferimento ou inflamação esse processo é acelerado. Apesar de parecer um período extenso, para você ter uma ideia, a renovação das células da pele é muito mais lenta: acontece a cada 21 dias.
    Portanto essa renovação deve ser feita porque há diversas células mortas. Escamas extremamente pequenas não visíveis e que devem ser eliminadas. Porém, quando há algum tipo de hiper descamação ou inflamação, essas células mortas se acumulam e se tornam visíveis, tornando-se aquele mal que todos temem: as terríveis caspas!
    Entenda como funciona o ciclo dos cabelos
    Segundo alguns artigos científicos o ciclo biológico do pelo apresenta três fases:
    • Anágena: responsável pelo crescimento ativo do cabelo (dura de 3 a 6 anos);
    • Catágena: quando o cabelo começa a morrer (dura 3 semanas);
    • Telógena: quando o cabelo é morto e empurrado por um novo fio anágena (dura 3 meses)
      Conheça mais sobre o couro cabeludo sensívelMuito provavelmente você já ouviu falar de alguém que tenha o couro cabeludo sensível, certo? Isso significa que qualquer pressão pequena nessa região, já é um total desconforto.
      É muito comum as pessoas terem dor ou algum tipo de sensibilidade nessa região. Por isso, se você sente que tem o couro cabeludo sensibilizado, é fundamental avaliar a causa para realizar o tratamento mais adequado. Isso porque pode ser um sinal de um problema mais grave.

      Saiba o que causa o couro cabeludo sensível

      Existem diversas causas para o couro cabeludo sensível. Todavia, é preciso identificar o seu caso para evitar maiores complicações. Veja quais são elas:
      Exposição Solar
      Acontece quando as pessoas não utilizam protetor solar capilar e se expõe ao sol. Portanto, isso acontece principalmente com pessoas que tem calvície ou apresentam transparência e falhas no cabelo.
      Excesso de oleosidade
      Pessoas que têm excesso de oleosidade na pele também podem sentir desconfortos provenientes do couro cabeludo sensível. Isso acontece porque a dermatite seborreica (caspa) deixa a região mais sensível e dolorida.
      Química
      Pessoas que realizam procedimentos químicos (alisamentos, relaxamentos, tinturas) podem ter o couro sensibilizado. Isso acontece porque alguns produtos químicos podem inflamar ou até mesmo queimar. É muito importante ressaltar que alguns desses procedimentos podem trazer danos irreversíveis.
      Excesso de cremes
      Pessoas que utilizam finalizadores como ativadores de cachos, gelatinas, óleos vegetais, dentre outro pode sofrer da falsa caspa. Elas são causadas pelos resíduos dos produtos que se acumulam no couro cabeludo. Contudo, somente tratamentos profissionais podem sanar esse problema.
      Pensando nisso, desenvolvemos alguns protocolo capilares, para reduzir ou até mesmo eliminar esse inimigo da nossa cabeleira. Segue a baixo alguns protocolos que realizamos no intuito de tratar e prevenir doenças relacionadas.
    • Peeling capilar
      Limpeza profunda, que auxilia na remoção das células mortas, desconstruindo os poros, ativando o bulbo capilar, ativando a circulação sanguínea e estimulando o crescimento do fio.
    • Ozônioterapia
      Limpa a área e elimina as toxinas da pele e as impurezas presas no fio e couro cabeludo e estimula o crescimento do fio.

    • Tonificação capilar
      Os tônicos capilares servem para estimular o crescimento é fortalecimento do fio, além de nutrir e prevenir também a queda de cabelo.

    • Eletroterapia
      Tratamento constituído por um laser de baixa intensidade, que estimula a fase anágena do pelo e inibe a sua miniaturização. Atuando diretamente no crescimento significativo dos cabelos.

    • Argiloterapia
      Tratamento multifuncional a base de argila vegetal. Sua função desintoxicante que equilibra e repõe os minerais no couro cabeludo. Auxilia na circulação sanguínea ajudando no crescimento significativo dos cabelos.

    • Ledterapia
      Ledterapia de luz é um tratamento profissional que associa luzes LED para tratamento capilar.  Através da emissão luminosa  que atingem células promovendo o crescimento do cabelo.
    • Detoxcapilar
      Um tratamento eficaz e necessário para manter a saúde capilar em dia. Atua removendo os resíduos de cosméticos, químicas, poluição, cloro e sal acumulados no couro cabeludo. Esse tratamento é eficaz para acelerar o crescimento do cabelo.
Os protocolos de couro cabeludo são fundamentais para acelerar o crescimento do cabelo, ativar a circulação sanguínea, fazer a assepsia do local e juntamente tonificação o couro cabeludo. Esses protocolos estão inseridos nas sessões de CACHOTERAPIA. Um couro cabeludo bem cuidado nos responde com crescimento abundante de cabelo.
Todavia, existem muitos suplementos, tônicos e cosméticos e inúmeras receitinhas caseiras milagrosas que prometem ajudar na saúde dos fios e até mesmo fazer o cabelo crescer, mas você não pode comprar e tomar qualquer um. Antes de pensar nisso, procure uma orientação de um terapeuta especializado para ele dizer qual seria a melhor opção para você.

Mitos ou Verdades?

Amarrar o cabelo em um penteado forte estimula o cabelo a crescer?
  • Nada disso! O elástico amarrado no cabelo, pode danificar os fios, além disso, esticar muito o cabelo pode levar a quebra, ou seja, você vai perder fios ao invés de fazê-los crescer. Uma dica para quem precisa manter o cabelo preso é usar presilhas ou então um laço frouxo.
Cortar na lua crescente faz o cabelo crescer?
  • Você percebeu a importância de uma boa alimentação e de bons profissionais para cuidar do seu cabelo, né? Então que diferença faria cortar na lua minguante? Muitos têm essa crença, mas não há nada comprovado que isso realmente funcione.
Colocar anticoncepcional no shampoo faz o meu cabelo crescer?
  • Dá pra acreditar que tem gente que acredita nisso? Pois é. Não há nada comprovado que diga que o anticoncepcional age no crescimento capilar. O comprimido foi feito para ser ingerido!
Lembrando sempre de respeitar o tempo do seu cabelo, a ansiedade é grande quando o assunto é crescimento capilar. Afinal, a paciência e os cuidado são o caminho mais importante, sem mágica. E fiquem ligadinhas que semana que vem tem mais dica de amiga para vocês!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *